Escolher a sua lingua : 
 

CIRCUITO 3: CASMILO - SENHORA DO CIRCO
Mapa | Visita Virtual | Aldeias e Sítios | Paisagem cársica: lapiás e “buracas” | Exsurgências e termas da Arrifana | Carrascal da Serra de Janeanes | Mato da Serra de Janeanes e Maria Pares

 Mapa
 Visita Virtual
  • Canhão fluvicársico e buracas do Casmilo
     Aldeias e Sítios

    No trajecto que liga a depressão do Rabaçal a EN1, em direcção a Soure, sucedem-se as povoações de Janeanes, Casmilo, Furadouro e Arrifana. Pertencem ao concelho de Condeixa.

    No séc. XII, Janeanes chamava-se Janea e também Genéa. Em 1527,foi arrolada como Johã Eanes que pode ter sido seu donatário.

    Ao longo dos tempos, tem visto muitos romeiros subirem a serra para cumprir promessa a Senhora do Livramento, por tê-los livrado da tropa. Venera-se na capela da Senhora da Espectação que já não existe, mas está representada por outra imagem antiga. Merecem visita.

    Furadouro

    No caminho Janeanes - Chanca - Rabaçal

     Paisagem cársica: lapiás e “buracas”

    Percorrendo a estradinha que liga o Zambujal a Serra de Janeanes, recomenda-se vivamente uma paragem no alto da cornija calcária que  limita a depressão do Rabaçal a ocidente. Com efeito, do vértice de Maria Pares ou das pequenas elevações próximas, desfruta-se uma vista magnífica sobre a vasta depressão e a paisagem tipicamente mediterrânica que ela encerra.

    Já no maciço, merece realce o conjunto de formas que, nas proximidades do Casmilo, traduzem o carácter cársico da paisagem. Aqui, tanto podem ver-se grandes formas como a depressão de tipo uvala e que se desenvolve a oeste da povoação e o vale de tipo reculée sobre o qual a aldeia se encontra suspensa, como formas de por

    Vista de Maria Pares

     Canhão fluviocársico do Casmilo

    Buracas do Casmilo

    Dolina da Senhora do Circo

     Rosa-albardeira
     Exsurgências e termas da Arrifana
    A água, esse bem tão raro no interior do maciço calcário, abunda, por imperativo do modo de circulação cársica, nos deprimidos sectores marginais. A exsurgência da Arrifana, que dá razão de ser ao rio dos Mouros, já antes apelidado de rio, mas que só aqui ganha o carácter permanente no escoamento que lhe garante este qualificativo, é uma das mais importantes exsurgências do sector setentrional do Maciço de Sicó, com caudais médios anuais que rondam os 5 Mm3 e caudais instantâneos que podem alcançar os 350 l/s, actualmente exploradas para abastecimento público.

    Nas suas proximidades, do outro lado da EN1, há outras pequenas exsurgências cársicas que justificaram, ainda nos princípios do século XX, os chamado

     Carrascal da Serra de Janeanes
    O carrascal que se encontra nesta serra equivale a uma etapa de substituição da floresta de carvalhos-cerquinho que por longos tempos a cobriram.

    Juntamente com o carrasco, surgem outras espécies mediterrânicas arbustivas de folhas coriáceas ou espinhosas, entre as quais avulta o zambujeiro.

     Zambujeiro
     Mato da Serra de Janeanes e Maria Pares
    O aspecto da Serra de Janeanes e da elevação de Maria Pares é a de um mato espesso e baixo dominado por roselhas, saganho-mouro e erva-de-Santa-Maria.

    Nestas áreas mais abertas, formadas pela degradação da vegetação mediterrânica, em particular do carrascal, surge um número relativamente elevado de plantas anuais e rizomatozas, entre os quais sobressaem os lírios, os narcisos e as orquidáceas, nomeadamente a satirião-menor, e a erva-língua que povoam as serras calcárias,nos meses de primavera.

    Devido à deficięncia de água do solo e ao desaparecimento do estrato arbóreo, os arbustos adquiriram um hábito quase em coxim, apresentando-se por isso baixos e com ramificaçăo densa.

    Entre as espécies herbáceas, com características mediterrânicas, podem observar-se a salva e a Anemone palma

  • © 2005 Copyright
    Roteiro das Terras de Sico
    Plano do sítio | Contacto